Investir na aprendizagem de idiomas do seu filho é um processo que contribui no seu desenvolvimento, estimulando sua cognição, imaginação, criatividade, fortalecimento linguístico e raciocínio lógico. Afinal, dominar uma língua estrangeira é um excelente treino para o fortalecimento de funções cognitivas e comportamentais.
Além disso, saber outro idioma, especialmente o inglês, oferece diversas vantagens para ele, como destaque no mercado de trabalho e possibilidade de realizar viagens e intercâmbios com segurança e qualidade. Com isso em mente, muitos pais se questionam sobre como alcançar o sucesso nesse estudo e aprendizagem.
Para solucionar essa questão, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o sucesso na aprendizagem de idiomas e como alcançá-lo com perfeição. Boa leitura!
Por que aprender uma nova língua?
Como você já deve ter percebido, o aprendizado de uma nova língua traz benefícios no campo da saúde física, mental e comportamental. O simples fato de conhecer um idioma diferente estimula diversas áreas do cérebro do seu filho e fortalece habilidades como memória, linguagem, atenção e percepção.
Indo mais além, dominar uma língua estrangeira garante a ampliação de possibilidades de trabalho e vida social, uma vez que é possível conhecer pessoas de diferentes países e fazer amizades duradouras. Com esse intercâmbio pessoal, seu filho aprende sobre outras culturas e cidadanias e descobre a existência de um vasto mundo que pode — e deve! — ser explorado.
Isso é capaz de quebrar uma série de barreiras emocionais que prejudicam o desenvolvimento saudável do seu filho. Por exemplo, ao exercitar a aprendizagem, ele precisará enfrentar desafios e lidar com a frustração e o medo de errar. Ainda, eventualmente ele terá que se comunicar em outro idioma e manejar a ansiedade e a timidez de se expor a partir de uma língua diferente.
É por isso que o estudo de idiomas é excelente para o fortalecimento da inteligência emocional. Com certeza, ele utilizará todas essas habilidades aprendidas durante a infância e adolescência na vida adulta, seja para apresentar trabalhos na faculdade, seja para realizar um intercâmbio em outro país, por exemplo.
Existe uma definição de sucesso?
Quando pensamos em sucesso no progresso de aprendizagem de idiomas, sempre devemos considerar a sua definição. Afinal, o que é sucesso para você pode não ser para os outros — e está tudo bem. O importante é compreender que, para o processo de estudar e dominar uma nova língua, existem critérios que definem o seu sucesso.
Conhecê-los é uma excelente forma de diminuir a ansiedade do seu filho ao longo do estudo e aprendizagem, auxiliando-o a lidar com seus erros e dificuldades de maneira mais saudável e eficiente. A seguir, elencamos os seis fatores que determinam o sucesso e a fluência em idiomas:
- tempo em contato com a língua;
- entendimento do idioma;
- motivação;
- autonomia;
- atenção;
- observação.
Como alcançá-lo?
Com os fatores em mente, surge a grande questão: como estimulá-los para auxiliar meu filho nos seus estudos e garantir todos os benefícios dessa aprendizagem? Existem muitas formas de garantir a fluência na língua por meio dos determinantes do sucesso, sendo que todas elas podem ser utilizadas no conforto do seu lar.
Por meio de atividades divertidas e motivadoras, é possível estimular a autonomia, engajamento, atenção e observação, ao mesmo tempo que garante mais tempo com o idioma e potencializa o entendimento da língua. Nos próximos tópicos, separamos as principais ações que precisam ser feitas para você auxiliá-lo a alcançar o sucesso. Confira!
Mantenha o foco em entender e compreender a língua
O entendimento deve vir, sempre, em primeiro lugar. Muitos estudantes ficam ansiosos para estudar e desejam falar, ler e escrever em outro idioma logo nas primeiras aulas. No entanto, o processo de aprendizagem não funciona dessa maneira. A lógica é muito simples: pense sobre como introjetamos a nossa língua materna ao longo do desenvolvimento infantil.
Começamos por escutar os nossos pais falando, imitando a movimentação dos seus lábios e tentando assimilar o que cada palavra representa. Aos poucos, compreendemos que elas são carregadas de símbolos e que designam algo, alguém ou uma ação. Somente depois de aprender a fala é que estudamos a escrita e a leitura.
Manter o foco na compreensão é um dos pilares do sucesso para aprender um idioma. Para fazer isso, seu filho pode — e deve! — assistir filmes, séries e desenhos sem legenda, jogar videogames com outro idioma e ouvir música para treinar a sua escuta ativa e priorizar o entendimento.
Estimule a motivação
Não há como negar: a motivação é o fator determinante que mais impacta no sucesso do aprendizado. Sem ela, dificilmente seu filho desenvolverá autonomia nos estudos e conseguirá assimilar os temas de forma a torná-los naturais e parte da sua rotina. Consequentemente, ele encontrará mais desafios para desenvolver a fluência e o domínio da língua.
Acontece que a motivação é um fator interno, isto é, seu filho precisa encontrar recursos emocionais e cognitivos para transformar a vontade de aprender em ação e, então, sentir-se satisfeito com essa reinvenção. Estimular um elemento interno, na maioria das vezes, é um desafio.
A melhor forma de realizar tal ação é conhecer quais são os gostos do seu filho e as razões que fazem ele desejar aprender outro idioma. Às vezes, ele quer passar de nível no videogame, outras, ele deseja potencializar sua aprendizagem para fazer um intercâmbio e conhecer outras culturas.
Uma vez descobertas, basta você utilizá-las ao seu favor e alinhá-las com metodologias divertidas de ensino, que estimulem a satisfação em aprender sem tornar o processo cansativo. Por exemplo, se ele gosta de jogar, por que não investir em jogos que são em outro idioma para ajudá-lo a estudar?
Proporcione o contato diário com o idioma
Quanto mais contato você tem com o idioma, mais ele se torna parte da sua rotina. Da mesma forma que aprendemos a nossa língua materna porque estamos submetidos a ela, também vamos compreender outro idioma a partir da constante interação com ele. Esse processo não só prioriza o entendimento, como também estimula sua motivação.
Afinal, se ele tornou o contato com a língua um hábito, com certeza sentirá falta quando ele desaparecer da sua rotina. Para tanto, é possível oferecer podcasts, livros, filmes e reportagens em outro idioma para seu filho exercitar o contato com a língua.
Ainda, se ele utiliza aparelhos eletrônicos, brincar de alterar o idioma dos aplicativos pode ser uma excelente forma de motivá-lo a estudar e entender o significado das palavras, a fim de utilizá-las corretamente no seu dia a dia. Aos poucos, o pensamento em outra língua é fortalecido e, como comentamos, se tornará parte da rotina.
Exercite a autonomia nos estudos
Por fim, a autonomia nos estudos garante o desenvolvimento de outros dois pilares fundamentais do sucesso: a observação e a atenção. Auxiliá-lo a se tornar responsável por sua aprendizagem é uma excelente técnica para fortalecer sua motivação e engajamento com os estudos.
Isso porque a responsabilidade oferece uma vantagem importante no processo de aprendizagem: a satisfação. A cada tarefa cumprida, seu filho se sentirá mais satisfeito com suas ações e poderá ser recompensado de uma maneira breve, mas muito eficaz. Por meio de livros e vídeos com metodologias práticas e artigos divertidos, ele conseguirá exercitar o ensino autodidata e garantir mais autonomia.
Você percebe como o sucesso da aprendizagem de idiomas pode ser alcançado por ações práticas e objetivas? Seguindo os seis fatores determinantes, você consegue ajudar o seu filho a desenvolver autonomia, estimular sua motivação, priorizar o entendimento e proporcionar o contato diário com a língua, garantindo um estudo eficaz e o fortalecimento de um hábito muito saudável.
Então, gostou das nossas dicas? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como utilizamos os pilares do sucesso para garantir um ensino de qualidade para seu filho!