QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO? CONFIRA 7 DAS PRINCIPAIS!

Você sabe quais são as profissões do futuro? Independentemente do caminho escolhido, é fundamental que o aspirante se aprimore constantemente para se dar bem em qualquer profissão. Saber falar inglês fluentemente, dominar a tecnologia ou gestão de pessoas, por exemplo, ajuda a ter mais oportunidades no mercado de trabalho, com cargos e salários melhores do que você está acostumado.

Nesse momento de pandemia, todos estamos vivendo uma “revolução digital forçada”, uma vez que muitos se veem obrigados a trabalhar de maneira remota, tendo que realizar reuniões e outras atividades online.

As profissões do futuro exigem muito da tecnologia. Assim, quanto mais conhecimento seu filho tiver, mais fácil será dele se destacar no seu segmento. A seguir, listamos as 7 principais profissões que tão em alta e que ele pode se encaixar. Acompanhe!

1. Profissionais de Big Data

As informações que uma empresa tem de seus clientes são muito mais valiosas do que se imagina. Nesse sentido, é preciso organizar esses dados, analisá-los e transformá-los em um material estratégico, a fim de otimizar a atração de clientes de um negócio e, assim, aumentar a sua lucratividade.

Essas informações dizem respeito ao comportamento do consumidor e às reações do mercado. Para interpretá-las da maneira correta, as empresas precisam contar com colaboradores especializados no assunto, estamos falando dos profissionais de Big Data.

Eles conseguem combinar conhecimentos da área de Ciências Exatas e da tecnologia, promovendo um maior aproveitamento dos dados que ajudarão a otimizar os resultados de vários setores de uma organização, como RH, Marketing, Vendas etc.

2. Tecnologia da Informação

Sabe aquela profissão que tem demanda mesmo em momentos de crise? Pois bem, a Tecnologia da Informação é uma delas e seu potencial de crescimento é muito alto. Isso porque as empresas não querem (e nem podem) mais viver limitadas ao trabalho manual, pois esse tipo de atividade demanda muito tempo para concluir os processos e, como se não bastasse, aumenta as chances de erros e retrabalhos.

Sendo assim, a presença de profissionais especializados em TI é de fundamental importância dentro das organizações, uma vez que são eles os responsáveis por conceber, implementar e administrar sistemas de tecnologia que ajudarão as empresas a melhorarem a sua produtividade e desempenho no mercado. 

3. Marketing

A área do marketing tem crescido consideravelmente, principalmente depois do surgimento das estratégias digitais que possibilitam que uma empresa alcance muito mais potenciais clientes do que o seu limite geográfico permite. Por exemplo, uma loja de roupas pode atender o Brasil inteiro e não somente os consumidores de sua cidade.

No entanto, colocar as estratégias em prática demandam muito conhecimento. Além de precisar investir em um bom site, que seja responsivo e seguro, a empresa também precisa aplicar outras estratégias, como gerar conteúdo relevante para a sua audiência, investir em tráfego pago para atrair mais clientes etc.

Somente na área de marketing existem várias ramificações que o seu filho pode seguir. É possível ser produtor de conteúdo para blogs, ser gestor de tráfego, prestar consultoria de marketing digital, trabalhar apenas com social media etc.

4. Gestor de resíduos

A conscientização sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente está cada vez mais presente dentro das empresas. Isso é bom para elas porque ajuda a atrair mais consumidores que têm a mesma conscientização e também porque é importante cuidar daquilo que é de todos nós.

Com isso, cresce a necessidade de gestores de resíduos, ou seja, os profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos. Eles podem ser químicos, engenheiros, tecnólogos em processos ambientais etc.

Essa é uma profissão do futuro porque as leis brasileiras passaram a exigir das empresas a obrigatoriedade de ter profissionais especializados na área de esgotos, reciclagem, destinação correta do lixo, água e limpeza urbana dentro das organizações, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

5. Designer de inovação

Encontrar um diferencial competitivo para as empresas tem se tornado mais difícil. Com o aumento da concorrência, os empreendedores precisam se desdobrar para encontrar ideias de produtos inovadores para não ser apenas “mais do mesmo” no mercado.

O designer de inovação é o profissional responsável por ter essas ideias inovadoras de produtos, com funcionalidades inteligentes, os quais têm como objetivo transformar um simples produto em uma solução inovadora no mercado. 

O nosso país ainda não conta com muitos profissionais desse ramo, por isso, se você acredita que o seu filho se encaixa nesse papel, é interessante investir nele o quanto antes, pois a tendência é que esse mercado cresça muito nos próximos anos.

6. Gerente de Compliance

Um Gerente de Compliance é responsável por supervisionar os esforços dos demais colaboradores para implementar processos, procedimentos e programas internos. Além disso, também é ele quem presta suporte no planejamento de estratégias da empresa, implementa normas que respaldam a estrutura da gestão de risco, audita as regulamentações internas, entre outras obrigações.

A tendência é que essa área cresça, por isso ela também pode ser vista como uma das profissões do futuro. Aqueles que têm competências organizacionais de liderança e habilidades interpessoais e analíticas, levam vantagem nesse segmento.

7. Analista de Business Intelligence

Já falamos da importância dos dados dentro da empresa, certo? Pois bem, o analista de Business Intelligence (BI) é responsável por transformar essas informações em insights valiosos para a empresa, desenvolvendo relatórios que contribuem para o desenvolvimento sustentável de uma organização.

Os profissionais que demonstram ter mais aptidão para essa área costumam ser extremamente competentes na solução de problemas e têm conhecimento sólido sobre tabelas dinâmicas do Excel e mineração de dados. Geralmente, as empresas exigem a formação em finanças, sistemas de informação ou negócio para atuar nessa área.

Agora você já sabe quais são as profissões do futuro! No entanto, é importante destacar que é preciso buscar sempre por aprimoramento para se destacar em qualquer área que seu filho escolher. A capacidade de se conectar e interagir com outras pessoas são competências do século 21 e estão alinhadas às profissões do futuro. Por isso, invista no desenvolvimento intelectual dele!

Gostou do que leu até aqui? Para ter acesso a mais conteúdos relevantes como este, siga as nossas fanpages nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!