A língua inglesa é a mais utilizada como meio de comunicação entre diferentes povos do mundo. Diante disso, podemos imaginar as oportunidades que brasileiros perdem por não saber inglês.
Na verdade, isso pode acontecer com pessoas de qualquer país que não estejam dispostas a aprender o idioma. Desde uma atividade tão simples quanto não entender uma tecla de um dispositivo eletrônico até perder ótimas vagas no mercado de trabalho.
Já parou para pensar sobre isso? Acompanhe os tópicos a seguir e descubra os motivos de investir nesse aprendizado!
1. Intercâmbios
Fazer um intercâmbio é uma experiência de desenvolvimento pessoal incrível e que deve ser aproveitada ao máximo por todos aqueles que tiverem essa oportunidade. Enquanto alguns saem do país para estudar no exterior por um tempo, outros preferem trabalhar durante esse período.
Existem muitos tipos de programas e cada um deles tem suas vantagens. Porém, alguns apresentam critérios para que sejam concretizados. Por exemplo, grande parte dos intercâmbios acadêmicos e profissionais (dependendo do tipo de trabalho) exige que o interessado comprove sua proficiência em inglês de alguma maneira — geralmente com uma certificação internacional.
Essa é uma regra básica em milhares de seleções para universidades no mundo inteiro, já que é comum que os estudantes estrangeiros assistam aulas em inglês e nem sempre na língua oficial do país.
2. Vagas em multinacionais e no mercado em geral
Para quem não sabe, uma multinacional é uma empresa com atividades em diversas nações. Ser um funcionário de uma organização desse tipo é como uma porta de entrada para o universo das relações internacionais, aumentando as chances de viagens a trabalho ou até de ser transferido para outro país — inclusive, esse é o maior fator de atração para muitas pessoas.
O detalhe é que a fluência em inglês costuma ser um diferencial nas contratações ou mesmo uma exigência. Ainda que a sede não esteja em um país de língua inglesa, o idioma é usado para se comunicar com diferentes nacionalidades.
Portanto, não estranhe se encontrar tal condição na descrição de uma vaga. Vale ressaltar que até para trabalhar no Brasil essa pode ser uma habilidade necessária e extremamente útil. O mercado de trabalho brasileiro está cheio de oportunidades que demandam o conhecimento do inglês. Imagine ter a chance de participar de uma feira ou evento em outro país e não ser selecionado para representar a sua empresa por não falar inglês? Não dá para perder uma oportunidade como essa!
Além de não poder aproveitar esses benefícios, existe a questão financeira. Pesquisas apontam que o domínio do inglês é capaz de fazer uma boa diferença no salário de um profissional. Para os cargos mais altos essa é uma competência ainda mais relevante, chegando a representar um aumento de remuneração de até 56%.
3. Empregos no exterior
É bem difícil pensar em um emprego que a comunicação não seja necessária, não é verdade? Ainda que a função seja passear com cachorros (que não falam inglês ou qualquer língua), é bem provável que a pessoa tenha que estabelecer sua rede de contatos para conseguir clientes e conversar com eles no dia a dia.
Inúmeras outras posições de trabalho demandam uma comunicação ativa e dominar um segundo idioma é uma qualidade que valoriza o currículo. Para quem está focado em construir uma carreira no exterior, isso passa a ser uma necessidade e um critério de eliminação em muitos processos seletivos.
Algumas empresas fazem como as instituições de ensino e pedem certificados de proficiência, enquanto outras avaliam o nível do candidato durante as entrevistas. Mesmo que não seja fluente, é imprescindível ter pelo menos uma instrução básica ou intermediária — e, o mais importante, continuar estudando e aprendendo.
4. Amizades com estrangeiros
Fugindo um pouco do âmbito acadêmico e profissional, não podemos deixar de dizer que umas das oportunidades que brasileiros perdem por não saber falar inglês é a amizade de estrangeiros.
Quem gosta de viajar provavelmente já viveu a situação de encontrar pessoas simpáticas e que puxaram um papo no metrô, em um ponto turístico, restaurante ou qualquer outro lugar. Acredite se quiser, grandes amizades nascem nessas circunstâncias ou pode ser apenas uma conversa agradável.
Muitas vezes, a fisionomia ou o fato de escutar o português são coisas que motivam a curiosidade do outro. Então, se você não souber falar inglês fica difícil manter a conversa.
Aliás, a internet é uma ferramenta que também cumpre muito bem esse papel. As redes sociais e outros meios de comunicação virtual reduzem as distâncias físicas, aproximando pessoas que vivem em diferentes partes do mundo. Muitas se conhecem no ambiente digital, se tornam amigas e constroem até famílias
5. Viagens pelo mundo
Sim, é claro que você pode viajar sem saber falar inglês. Afinal, essa não é uma obrigação para embarcar para outros países. No entanto, não dá para negar que quando você domina uma língua conhecida no mundo inteiro as coisas tendem a ficar mais fáceis.
Mesmo se o destino não tem o inglês como idioma oficial, quase sempre é possível encontrar alguém que ajude nas traduções. Sem contar que placas, guias, legendas, entre tantos outros detalhes normalmente são traduzidos preferencialmente para a língua inglesa para facilitar o entendimento dos turistas.
Na hora de pedir uma comida, fazer compras ou resolver qualquer tipo de problema, não há dúvidas de que o domínio do inglês é um diferencial. Ou seja, essa é uma chance de aproveitar melhor as viagens e ter maior independência nos passeios.
Enfim, diante de tudo isso, fica evidente que existem oportunidades que brasileiros perdem por não saber inglês. Para quem deseja explorar o mundo ou ficar no seu país e crescer no trabalho, aprender o idioma é muito importante nos dias de hoje. Não por acaso, as novas gerações estão iniciando os estudos desde a infância, o que contribui muito para ter resultados ainda melhores e conquistar a fluência o quanto antes.
Conheça a Teddy Bear
E você, o que está esperando para matricular o seu filho em uma escola de inglês? Entre em contato conosco para conhecer melhor a nossa metodologia de ensino! A Teddy Bear é uma escola de inglês especializada para crianças a partir dos 2 anos de idade, pré-adolescentes e adolescentes até o nível avançado. Somos movidos pela vontade de ser o principal estímulo de evolução humana por meio de uma nova cultura, oferecendo o inglês além do cultural e incentivando que cada um explore a sua expressão.