Falar uma segunda língua já está se tornando praticamente uma obrigação quando pensamos na formação de crianças e adolescentes. Não à toa, com um aumento na demanda pelo aprendizado de outros idiomas, diferentes métodos de ensino surgiram, como a escola bilíngue, de idiomas ou internacional. Isso torna possível que os pais e responsáveis possam escolher a melhor escola de inglês para o seu filho, encaixando melhor ao perfil dos alunos.
Afinal, para conseguir resultados satisfatórios com o aprendizado de línguas, é preciso que a criança ou adolescente se sinta confortável com a metodologia utilizada e consiga se desenvolver. Por isso, é fundamental fazer a escolha certa entre elas.
Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre cada uma dessas instituições? É só continuar a leitura para entender o funcionamento, vantagens e desvantagens de cada uma delas. Confira!
Quais as diferenças entre os três modelos de ensino?
Para você entender melhor como funciona cada uma das três metodologias de ensino de línguas adicionais e escolher a melhor escola para o seu filho, destacamos as peculiaridades de cada uma. Confira!
Escola bilíngue
Como o nome já indica, as escolas bilíngues utilizam tanto o português quanto o inglês no processo de aprendizagem dos estudantes. A elaboração das disciplinas e matérias segue o currículo brasileiro, tendo parte dos conteúdos apresentada em inglês nas salas de aula, o que proporciona um maior contato dos alunos com a língua adicional em relação a um colégio tradicional.
Não há uma legislação específica determinando como deve se dar esse tipo de educação no país. Entretanto, os Conselho de Educação Nacional, Estadual e Municipal já se manifestaram a respeito, instituindo assim alguns parâmetros. Em uma escola bilíngue, o currículo teria que apresentar pelo menos 50% a 80% de inglês no dia a dia e rotinas do aluno, tanto para alunos de um turno específico quanto do contraturno, mesmo sem ser dada a opção de adesão ao programa. A Escola Bilíngue é caracterizada pela incorporação do bilíngue, com todos os estudantes abraçando o modelo, e não um privilégio para os alunos que investem no programa.
Uma grande diferença das escolas bilíngues também está na carga horária, que geralmente é um pouco maior do que a tradicional, tendo período integral ou semi-integral. A escola ministra diversas matérias utilizando a língua inglesa como ferramenta, como aulas de Matemática, Geografia e Ciências, não oferecendo o inglês apenas como uma disciplina específica. Ou seja, com uma ampla carga horária em inglês, o estudante complementa seu aprendizado, indo além do uso da língua de origem.
Escola internacional
As escolas internacionais hoje ainda se caracterizam pela vinculação a outro país por meio da adoção de um tipo de ensino inspirado no país a que as remetem, seguindo calendário, grade curricular e carga horária de acordo. São uma boa opção para quem tem interesse em prosseguir estudos fora do Brasil, visando o futuro no exterior. Afinal, os conteúdos disponibilizados em sala são diversos não sendo exclusivamente voltados aos vestibulares e exames nacionais, como o ENEM, por exemplo.
O grande diferencial desse modelo é a total imersão na língua adicional que ele proporciona aos seus estudantes. Em uma escola norte-americana, por exemplo, todas as disciplinas são ensinadas em inglês, com parte da carga horária voltada para a disciplina da língua portuguesa
As melhores escolas internacionais são credenciadas pela IBO (International Baccalaureatte Organization), oferecendo um currículo de vanguarda, baseado na formação de pensadores críticos. A certificação IB é aceita por universidades em mais de 140 países, facilitando o acesso dos alunos a universidades pelo mundo.
Escola de idiomas
Ao escolher a opção de matricular o seu filho em uma escola de idiomas, a ideia é permitir que o estudante separe algumas horas da sua semana para, exclusivamente, aprender uma língua adicional em um ambiente novo. Podendo ser fora do ambiente da escola ou em alguns casos em instituições de ensino que oferecem dentro o modelo extracurricular, que tenha um espaço exclusivo para o ensino do idioma, e não o ambiente de sua sala de aula do dia a dia. Normalmente, as aulas são de 3 horas semanais, podendo ser dividido em 2 encontros semanais ou 1 dia da semana de imersão de 3 horas.
É exclusivamente voltada para o aprendizado do idioma, além de comportar turmas menores, trazendo proximidade entre o aluno e os professores. Esse maior contato facilita a prática do idioma em todas as habilidades como ouvir, compreender, falar, ler e escrever uma nova língua. Além disso, o acompanhamento e resolução de dúvidas é feito de acordo com o perfil e nível de proficiência de cada estudante.
Outro diferencial dela é a utilização de atividades extracurriculares e culturais para auxiliar no processo de aprendizagem, oferecendo oportunidades de desenvolvimento sócio/cultural.
Quais as vantagens de uma escola de idiomas?
Para quem entende que o inglês é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, a escola de idiomas aparece com um dos principais métodos para quem busca um serviço que ofereça resultados efetivos nesse processo, com rápida aquisição da fluência e proficiência. Visando isso, listamos outras vantagens de matricular o seu filho em uma dessas escolas.
Serviço mais personalizado
A abordagem dentro da escola de idiomas garante um serviço mais personalizado, com um menor número de alunos por turma, os professores podem dar mais atenção aos alunos e oferecer conteúdos que se encaixem ao perfil de cada um deles, garantindo uma melhor adaptação e, consequentemente, um melhor aprendizado.
Interação com outros estudantes além da escola regular
A socialização tem um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e uma escola de idiomas consegue suprir essa demanda. As escolas contam com turmas selecionadas por idade, níveis de proficiência no idioma adicional e diferente escolas regulares, possibilita ampliar o círculo com novas amizades.
Atividades focadas no idioma
Em uma escola de idiomas, o objetivo está no conhecimento, aprendizado e desenvolvimento dessa nova língua. A instituição foca em atividades com esse objetivo, garantindo que o aluno fique imerso no universo desse idioma e o aprenda de forma mais natural, com práticas de interação sócio-cultural. O objetivo é que além de compreender conteúdos curriculares, o estudante esteja preparado para uso em situações reais que exigem interação e participação em ambientes e circunstâncias do dia a dia, como viagens ao exterior e situações de convívio social.
Uso de ferramentas para o aprendizado
Hoje, é fundamental usar recursos e ferramentas tecnológicas e extracurriculares para atrair a atenção dos alunos. Em uma escola de idiomas, como o foco é exclusivamente o aprendizado de uma nova língua, é possível encontrar tempo para ensinar de maneira descontraída e leve, garantindo maior engajamento dos estudantes ao utilizar inovações tecnológicas com foco no desenvolvimento tanto do idioma adicional quanto habilidades para a vida.
Quais os diferenciais da Teddy Bear?
Com uma metodologia própria e exclusiva de ensino, a Teddy Bear é uma escola de inglês que foca no desenvolvimento completo da língua por meio da total imersão do estudante nesse novo idioma. As turmas são organizadas de acordo com a idade, ano escolar, maturidade cognitiva e nível de proficiência no idioma inglês. Assim, garante que cada um dos alunos tenha o melhor aproveitamento e desenvolvimento possível dentro das salas de aula.
Além do ambiente especializado, a Teddy Bear usa todos os recursos atuais disponíveis a fim de tornar o processo de aprendizado uma experiência única e ainda mais eficiente. As aulas e atividades fora das salas são um diferencial, permitem que o aluno aprenda enquanto cozinha ou planta, por exemplo. Assim, outras competências como o trabalho em equipe e ações sustentáveis são desenvolvidas, trazendo uma formação ainda mais completa para o estudante.
A escolha da instituição de ensino de línguas não é uma tarefa simples e é muito importante para o futuro da criança ou adolescente que busca proficiência no idioma inglês. Por isso, é fundamental conhecer as opções disponíveis para encontrar o método que melhor se enquadra ao perfil do estudante, garantindo maiores chances de aprendizado.
Agora que você já entendeu as diferenças entre escola bilíngue, de idiomas, e internacional, que tal conferir outro conteúdo rico sobre o assunto? O nosso e-book explica as diferenças no ensino do idioma inglês. Baixe e confira!