Imersão Cultural: como aprender inglês com mais praticidade e compreensão?

Pode ser que você já tenha se perguntado como aprender inglês de uma forma mais didática e que faça você realmente falar e escrever a língua de forma fluente.

De fato, aprender inglês pode ser um desafio, ainda mais quando o método de ensino é limitado às abordagens tradicionais, onde o aprendizado se limita em livros didáticos e aulas engessadas. 

Em muitos casos, um intercâmbio pode ser ideal para mergulhar na experiência de viver em uma nova língua, porém a boa notícia é que não é necessário contar somente com essa possibilidade!
Atualmente, existem metodologias de ensino que podem auxiliar nesse processo de aprendizado. 

A Teddy Bear está no mercado há 35 anos defendendo uma abordagem que permita a imersão cultural com o inglês de forma mais envolvente, e hoje vamos dar algumas dicas sobre como aprender inglês com mais praticidade!

Vamos lá? Siga a leitura!

A importância da imersão cultural no ensino

O método da imersão cultural permite que qualquer pessoa, mesmo uma criança, por exemplo, saiba como aprender inglês de forma mais envolvente, permitindo ainda que o estudante entre em contato direto com a língua em contextos reais, facilitando a aprendizagem de forma natural e mais rápida.

A imersão impulsiona o aprendizado, possuindo muita diferença em relação ao ensino tradicional, já que o método se utiliza de formas práticas para aplicação no dia a dia. 

Além disso, coloca o estudante em situações reais, estimulando-o a pensar e reagir no idioma-alvo, enquanto o ensino tradicional se limita ao aprendizado de gramática, vocabulário e exercícios de forma isolada, não preparando o estudante para interagir de maneira espontânea na língua.

Assim, ao invés de traduzir frases mentalmente, o estudante passa a compreender o inglês diretamente, de forma fluida, sem a necessidade de recorrer ao seu idioma nativo. 

Outros benefícios da imersão podem ser citados facilmente, como, por exemplo:

  • desperta o interesse no aprendizado;
  • aceleração a aquisição de vocabulário;
  • destrava o pensamento; 
  • aumenta a segurança;
  • foco na fluência;
  • melhora a pronúncia;
  • e muito mais. 

Como utilizar a imersão cultural na prática? 

Como já dito, no processo de como aprender inglês através desta nova abordagem, o principal é induzir o estudante a situações do dia a dia. 

Aqui na Teddy, utilizamos este método com crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, por isso, ele pode servir tanto para crianças, adolescentes e adultos, adaptando à realidade de cada um e de acordo com as vivências de cada idade.

Assim, algumas estratégias podem ser utilizadas e adaptadas, como, por exemplo:

  • configurar o celular, computador e aplicativos para inglês;
  • consumir mídia em inglês, como filmes, séries, músicas e podcasts;
  • ler livros e artigos em inglês, começando com textos mais simples e aumentando o nível de forma gradativa;
  • participar de grupos de conversação;
  • jogar games em inglês.

As dicas acima auxiliam o aprendizado e fixação da língua, porém, nesse processo de como aprender inglês é essencial contar com uma escola especializada se você deseja resultados mais expressivos. 

Conte com a Teddy Bear no processo de aprendizagem do inglês

A Teddy Bear é uma escola de inglês especializada para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos. Por isso, se você busca uma escola de inglês em Florianópolis para o seu filho(a) que preza pelo ensino prático, a Teddy Bear é para você!

No caso das crianças, pode-se aplicar a imersão de forma lúdica, por meio de histórias e brincadeiras, potencializando ainda mais o aprendizado.

Aqui, as crianças aprendem a contextualizar a partir da tecnologia, atividades de culinária, exercícios físicos, trabalhos em grupo, leitura e escrita, discursos em público, e muito mais! 
Você gostou deste conteúdo sobre como aprender inglês para vivenciar uma imersão cultural? Então não deixe de conhecer a nossa metodologia de ensino para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos. Até mais!