O aprendizado de uma nova língua pode ser um desafio, especialmente para crianças e adolescentes. Porém, existem algumas estratégias para tornar essa tarefa mais leve, divertida e descontraída como, por exemplo: aprender inglês cantando.
A música tem um super poder de auxiliar na memorização e compreensão de palavras, frases, e também ajuda na pronúncia.
Além disso, ao aprender inglês cantando, as crianças desenvolvem, além das habilidades linguísticas, capacidades como ativação da memória, criatividade e coordenação motora, bem como a criação de conexão emocional com a língua.
Por que aprender inglês cantando é benéfico?
Antes de apresentarmos as principais músicas em inglês para crianças, vamos demonstrar os principais motivos que tornam a música aliada no aprendizado da nova língua.
- Treinamento do listening: aprender um novo idioma requer as habilidades de fala, leitura, escrita e audição. No caso de aprender inglês cantando, o que está sendo desenvolvido é a audição, sendo que, quanto mais treinar, maior será o entendimento quando ouvir a música ou outras falas em inglês.
- Repetição e memorização: as músicas exigem repetição de palavras e frases, o que facilita a memorização. As crianças tendem a decorar rapidamente as letras das músicas, e esse processo de repetição ajuda a fixar o vocabulário na memória de longo prazo.
- Melodia e ritmo: o cérebro tem uma capacidade maior de reter informações que estão associadas a sons agradáveis, como a melodia e o ritmo de uma música, tornando mais fácil lembrar das palavras e expressões em inglês.
- Desenvolvimento da pronúncia: ao aprender inglês cantando, é possível melhorar a pronúncia e a entonação, já que ao cantar as crianças imitam os sons da língua, melhorando a fluência na fala.
- Aprendizado contextualizado: as músicas contam histórias e transmitem ideias e emoções, o que auxilia na assimilação do contexto e uma compreensão mais profunda da língua.
- Estímulo à diversão: ao aprender inglês cantando, é possível tornar o aprendizado mais atraente, já que as crianças aprendem brincando, tornando o processo prazeroso e estimulante.
💡Leia também: Imersão Cultural: como aprender inglês com mais praticidade e compreensão?
Como inserir a música no aprendizado?
Para estimular crianças e adolescentes ao aprender inglês cantando, é interessante inserir atividades com som já na primeira infância, ao brincar com objetos que emitem sons, tocar um instrumento, cantar, etc.
Você também pode investir em aulas de musicalização, incentivar brincadeiras com cantigas de rodas e apresentar instrumentos de música que a criança possa ter interesse, como violão, guitarra, percussão, etc.
Principais músicas para aprender inglês cantando
Não existe nada melhor do que aprender se divertindo, não é verdade? E agora, com as músicas abaixo, você tem excelentes opções para que o aprendizado seja um momento leve:
- ‘’How’s the Weather?’’ é uma música que fala sobre os climas: sunny, rainy, cloudy, snowy, bem como é benéfica para aprender sobre a estrutura gramatical ao fazer perguntas em inglês.
- ‘’Twinkle, Twinkle, little star’’: essa é uma das canções mais conhecidas e, por ser simples, é perfeita para iniciantes. A música ajuda as crianças a aprenderem palavras relacionadas ao céu e elementos naturais, com um ritmo e melodia suave que torna a música mais fácil de ser memorizada.
- ‘’If you’re happy and you know it’’: excelente para ensinar comandos de ação e como expressar os sentimentos em inglês, como ‘’feliz’’, ‘’sorrir’’, e ‘’bater palmas’’. Além disso, tem uma estrutura simples, com bastante repetições.
- ‘’Head, shoulders, knees and toes’’: é ideal para ensinar as partes do corpo e também ajuda as crianças a coordenar seus movimentos enquanto cantam.
💡Leia também: Escola bilíngue, internacional ou de idiomas: qual a melhor

Conheça a metodologia de ensino Teddy Bear: aprender Inglês ficou fácil!
A Teddy Bear possui 35 anos de experiência no mercado ensinando crianças e adolescentes a aprender inglês com uma metodologia única: o learn by doing.
Através dela, os estudantes aprendem a nova língua se divertindo, com atividades como cozinhar, atividades esportivas ao ar livre, escrita e leitura, plantio e colheita, e muito mais, tudo isso contextualizado para o inglês!
Acesse nosso Instagram e conheça melhor sobre a nossa estrutura e didática de ensino. Até mais!