Você deseja compreender a importância de uma abordagem de ensino modernizada e eficiente? Explicamos porque a Teddy Bear aposta no ensino do século XXI!
Estudos mostram que o foco da relação ensino e aprendizagem deve estar prioritariamente na aprendizagem e não no ensino. Não é possível ensinar bem sem compreender de maneira mais ampla como é que as pessoas aprendem.
Mais do que isso: é preciso compreender que cada um de nós é único no planeta.
Portanto, aprende também de maneira única e precisa participar das suas próprias escolhas de aprendizagem.
Até o final do século XX, preocupamo-nos muito com como ensinar e muito pouco com como é que as pessoas aprendem.
O mundo mudou, mas as escolas mudaram muito pouco. Explicamos os motivos pelos quais muitas escolas não obtêm resultados satisfatórios e como modernizar o ensino. Confira!
Importância de uma abordagem de ensino modernizada
O professor José Pacheco, ressalta que “temos crianças do século XXI, sendo educadas por professores do século XX, e com métodos pedagógicos do século XIX.”
Os avanços da neurociência nos trazem recursos que possibilitam inovar nas escolas para que cheguemos mais próximos dos jovens cérebros.
As metodologias tradicionais, que se manifestam por meio de aulas centradas no professor, são distantes das verdadeiras necessidades do cérebro. Proporcionam raras oportunidades de interação com o outro, e é na interação que aprendemos.
Lev Vygotsky, psicólogo bielorrusso, defendia que a aprendizagem é sócio historicamente construída e ocorre na interação com o outro. Afirmava ainda que, para que uma criança aprendesse, era necessário que compartilhasse de experiências desafiantes.
Tais fatores a levariam a pensar e a transpor a distância entre o conhecimento que já possuía e o conhecimento desejado.
Especialização da escola é fundamental
A aprendizagem de uma segunda língua é um campo delicado e precisa ser uma experiência muito positiva para a criança. Portanto, é muito importante a escolha de uma escola especializada em educação de crianças.
É fundamental que o professor seja também mediador, sabendo conduzir a criança a seu potencial de aprendizagem.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem caminham juntos.
Estudos demonstram tal relação na educação bilíngue: o aprendizado de mais de uma língua estimula o desenvolvimento cognitivo, ampliando a capacidade de aprendizagem.
Quer saber mais sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira na infância? Preparamos um e-book completo sobre o aprendizado do inglês na infância. Confira!